Os complexos aquáticos são definidos por atividades. Contendo espaços destinados a exercícios físicos e atividades de lazer, eles são projetados para acolher diferentes escalas de movimento. Em sua essência, eles se concentram em piscinas, estruturas que exploram ideias de luz e espaço ao longo de milênios, desde o "Grande Banho" do Paquistão, em Mohenjo-Daro e antigas estruturas gregas, até complexos de natação contemporâneos.
Além das famosas Piscinas de Leça, projetadas por Álvaro Siza, existem outros inúmeros complexos aquáticos monumentais e piscinas ao redor do mundo. Os exemplos a seguir mostram alguns desses projetos em diferentes escalas. Eles incluem programação diversificada, bem como conexões únicas com a paisagem circundante. Com instalações ao ar livre e internas, eles apresentam uma variedade de estruturas definidas e espaços livres que permitem aproveitar a vida aquática.
Piscina Théâtre d'eau / LOG Architectes
O novo projeto da piscina pública de Fumel baseia-se na reorganização do local, em um esforço para restituir sua integridade e devolvê-lo ao seu uso ideal. Para isso, o espaço é tratado como um componente da paisagem natural. A entrada é orientada ao ângulo sudoeste, na borda superior do terreno, em relação direta com a via de acesso.
Reforma Piscina Tournesol / Urbane Kultur
As 183 piscinas "Tournesol" foram construídas na França na década de 1970 pelo arquiteto Bernard Schoeller. São objetos racionais, que oferecem qualidades espaciais surpreendentes, luz natural, conexão interno / externo de alta qualidade por meio de grandes portas de correr e certa elegância no projeto estrutural. Urbane Kultur concluiu a reforma de uma dessas estruturas em Lingolsheim, França.
Centro de Recreação Habitat / DFJ Architects
A cobertura translúcida suspensa convida os visitantes a explorar o ambiente sob suas asas esculturais. Fornecido gratuitamente para moradores, oferece oportunidades diárias para relaxar, conhecer vizinhos e estabelecer comunidades. Ele possui uma área gramada, piscina de 25 metros, piscina infantil, chuveiros, vestiários, churrasqueiras, mesas de pingue-pongue, bicicletários com trava e um jardim.
Piscina Escola Freemen / Hawkins\Brown
O projeto feito pelos arquitetos Hawkins\Brown oferece uma piscina para competições com 25 metros e seis raias, com vestiários e um espaço polivalente para ensino e eventos. A nova piscina usa métodos de construção em madeira e de fabricação externa para criar uma edificação sustentável que se acomoda suavemente dentro de seu contexto.
Complexo Aquático Allmendli / Illiz Architektur
O desafio proposto em Erlenbach era acomodar todas as áreas da piscina na construção subterrânea existente. A equipe da Pöyry Schweiz AG e da illiz architektur sugeriu uma abordagem alternativa: em vez de escavar sob o antigo espaço para acomodar o enorme volume da piscina, a piscina seria simplesmente suspensa acima do volume existente no subsolo.
Complexo Aquático Regent Park / MacLennan Jaunkalns Miller Architects
O projeto de revitalização de 12 anos do Regent Park começou em 2005 para reconstruir o espaço de 69 acres tornando-o uma comunidade vibrante e diversificada. O Regent Park, concluído em 2012, é a principal comodidade cívica centralizada no lado leste do novo empreendimento do parque central como o coração da revitalização.
Thames Lido / Marshall and Kendon Architects
O Thames Lido, antigo King's Meadow Baths, foi construído em 1902 como uma piscina exclusiva para mulheres ao lado do Tamisa em King's Meadow. Na reforma, a equipe inseriu uma dúzia de novos ambientes do spa, criou um novo restaurante e adicionou uma nova "ala oeste" contendo cozinhas e um salão de eventos. Desde o início, o objetivo era manter o máximo possível da edificação original.
Paracelsus Bad & Kurhaus Swimming Facilities / Berger+Parkkinen Associated Architects
O novo banheiro público destaca os marcos e as montanhas de Salzburgo e representa um projeto arquitetônico visionário no centro histórico da cidade. Em termos de design urbano, o novo "Paracelsus Bad & Kurhaus" representa a junção entre as estruturas da Auerspergstraße, no final do século XIX, o empreendimento aberto ao longo da Schwarzstraße e a paisagem do Kurgarten e do Mirabellgarten.